sábado, 22 de maio de 2010

DVD - Tim e Vanessa

Olá, prezados amigos.

Para quem ainda não sabe, já ficou pronto o DVD da dupla Tim e Vanessa. Além de uma coletânea do repertório, foram incluídas músicas inéditas. O trabalho está bem legal e quem quiser mais informações ou adquirir pode acessar o site deles aqui.




Mas já está no youtube uma demonstração, com o clipe da música Alívio na íntegra. Vejam abaixo.

Abraços a todos, bom fim de semana, e nossa lembrança dos 40 anos que o Jônatas faria amanhã, se ainda estivesse conosco. Lá onde ele está, deve estar completando alguns milhares de anos. O nosso abraço!

 

sábado, 15 de maio de 2010

Reencontro e Jônatas II

Amigos,

Como o post anterior, sobre a música Reencontro e sua composição, teve uma repercussão muito legal, vou acrescentar alguns detalhes.

O primeiro é, para aqueles que não sabem, os links de duas versões da música. A primeira é a mais original, digamos, e foi gravada no ano 2000 da forma como a Thaís comentou, após muita insistência do Jônatas pra que fizéssemos um cd com algumas músicas da mocidade. Eis o link:

 Reencontro - versão ano 2000


A segunda versão da música é a que estã no CD Viajante do Universo, lançado em 2008:

Reencontro - CD Viajante do Universo

O que ocorreu é que no ano 2000 eu e o Jônatas fizemos mais algumas músicas, entre elas Viajante do Universo. Em novembro desse mesmo ano, numa viagem que fizemos a Três Rios para uma Pós-Comemofra, o Jônatas ficou me desafiando no carro a gravar um cd que registrasse algumas das músicas que vinhamos fazendo e algumas músicas antigas que cantávamos lá no Grupo Ló.

Topei o desafio e fizemos , em dezembro, um cd que depois foi copiado manualmente, pelo próprio Jônatas. Vendemos algumas cópias no final do ano ali na mocidade e na Comemofra do ano seguinte. Foi bem despretensioso.

Mas eu não poderia imaginar como aquele trabalho seria divulgado. É que tudo foi colocado na Internet e divulgado na Comemofra, o que é como jogar num grande ventilador. E isso fez com que aquele registro se espalhasse de uma maneira muito interessante e que depois nos levou a fazer um registro mais cuidadoso das músicas em 2007, que culminou no cd lançado em 2008.

A música "Como é bom estar contigo", como eu mencionei no outro post, é uma homenagem ao Jô. Por isso, naquele pequeno comentário que existe ao final de cada música do CD Viajante do Universo, eu escrevi o seguinte texto:

"Transcorre a vida, célere, e a sensação de guardarmos junto a nós o carinho dos amigos nos reconforta, seja qual for a transitoriedade em que estacione o vínculo, segundo necessidades que Deus inequivocamente conhece. Jamais olvidaremos nós amigo tão amado e saudoso."

Reparem, então, que as letras iniciais das palavras da última frase formam, não por acaso, o nome do Jônatas.

Despeço-me postando, pra quem não conheceu nosso amigo Jô, uma foto dele, tirada na Cidade da Fraternidade:

terça-feira, 11 de maio de 2010

A música "Reencontro" e o Jônatas

Prezados amigos,

Esses dias o Ito, de Brasília, me pediu pra contar a história da música Reencontro. Foi tão legal e emocionante rememorar isso, que resolvi postar aqui uma adaptação desse relato. Ei-lo.

Eu frequentava a Mocidade Espírita Maria Alice, em Belo Horizonte. Um dos grandes amigos que eu tinha por lá era o Jônatas, com quem eu vim a fazer algumas músicas em parceria.

Era 1998. A gente já tinha tentado fazer uma ou outra música, alguns meses antes, mas não tinha dado muito certo. Eu não sentia muita confiança, mas o Jônatas gostava de escrever uns versos e às vezes me passava.

Esse grupo espírita que a gente frequentava era - e ainda é - no andar de baixo da minha casa, porque foi fundado pelo meu avô e nós (eu, meus pais e irmãs) morávamos no sobrado, no andar de cima, onde minha mãe mora até hoje.

Por causa dessa "peculiaridade geográfica", o Jônatas tinha o hábito de às vezes chegar pra mocidade mais cedo, pois saía direto do trabalho e passava na minha casa, quando preparávamos coisas da mocidade, conversávamos etc. A mocidade era - e também ainda é! - toda sexta-feira, 20h. Naquele dia em que acabamos compondo Reencontro, ele chegou na minha casa por volta das 19h, com a letra da música escrita num papel, exceto a última estrofe. E me pediu pra musicar.


Eu disse a ele que não daria tempo de tentar fazer uma música naquele momento, pois daí a pouco tínhamos que descer pra mocidade. Disse também que a inpsiração não tem encomenda e que ele deixasse a letra que eu pensaria depois.

Mas não adiantou eu relutar. Ele, muito insistente (como sempre), disse que não aceitava, e falou que ou eu musicava naquela hora, ou não me deixaria ir pra mocidade, bem como não iria também. Ou seja, a coisa foi na força mesmo!

Nessa fraternal pressão... eu peguei o violão e já saiu a música tal como ficou, imediatamente. Depois vimos que faltava alguma coisa e a última estrofe foi elaborada. Mas isso já foi na preparação pra X Comemofra, pois a música Reencontro foi pra pasta de músicas desse encontro de jovens, onde foi bastante cantada.

Lembro-me bem, aliás, da atividade de encerramento da X Comemofra, em que foi feito um "caracol" no gramado, ao som de Reencontro, e foi muito marcante e emocionante. Alguém aí esteve por lá e lembra desse fato?

A composição da música foi mais ou menos pelo final de 1998, e a Comemofra no começo de 1999. Eu tinha de 17 para 18 anos. O Jônatas devia ter uns 26 ou 27. Ele faleceu em 2003 e, agora, espero que esteja nos inspirando do lado de lá. Ou pentelhando mesmo, que era algo que ele fazia e bem, hehehe...

Depois o Jônatas me contou a inspiração dele pra fazer a letra. Ele disse que um dia (ou uns dias) antes ele estava literalmente começando a dormir, na casa dele, quando viu um amigo, antigo frequentador dessa mesma mocidade, entrar pelo quarto dele voando, como se estivesse em desdobramento. Esse amigo estava morando no interior já havia algum tempo, eles estavam sem contato. E o Jônatas escreveu os versos de Reencontro pra falar da saudade, da amizade e que não haveria fronteiras pra unir quem se liga por um sentimento sincero.

No cd Viajante do Universo, quem canta essa música comigo é a Thalita, companheira de mocidade que viveu todos aqueles anos conosco. E no trompete a participação especial é do Paulinho Trompete, frequentador do Grupo Irma Ló.

A propósito do falecimento do Jônatas, eu compus em 2005 a música "Como é bom estar contigo" em homenagem a ele. Essa música também está no cd Viajante do Universo. E não foi bem uma composição. Num dia que dormi de tarde, meio fora de hora, por causa de alteração no horário do trabalho, acordei com a nítida lembrança de estar cantando o refrão dessa música junto a outras pessoas no plano espiritual, para o Jônatas, que não estava presente. O refrão desse sonho é, sem tirar nem por, o refrão de "Como é bom estar contigo":

Penso em você
Em como é bom estar contigo
Sinto o por quê
Tanta alegria em ser seu amigo!


Bem, é isso. Trata-se uma lembrança prazerosa, e antiga o suficiente pra me fazer compreender que estou ficando velho...

Abraços a todos.