terça-feira, 29 de junho de 2010

Mensagens para o site Viajante do Universo

Prezados amigos, bom dia (tarde ou noite).


Desde que nosso novo site está no ar, há cerca de 10 dias, recebemos, por meio do formulário disponível para contato em nossa página, mensagens de pessoas que queriam saber alguma informação sobre CDs, apresentações etc.

Ocorre que estávamos com um erro no código e, por isso, as mensagens postadas chegaram pra gente sem o endereço de e-mail de quem escreveu, o que tem nos impedido de retornar.

O problema já foi corrigido, mas peço aos amigos que não foram respondidos que escrevam novamente, pois estamos sem ter como identificar e contactar os remetentes.

Espero que compreendam.

Abraços!

segunda-feira, 21 de junho de 2010

Nova música - Verdades

Olá, amigos.

Coloquei uma música nova no youtube, e normalmente isso não seria motivo pra um post aqui no Blog.

Mas... há uma situação particular que eu gostaria de compartilhar com os amigos e - penso eu - fará especial sentido para alguns.

Ontem, domingo, fiz uma sequência de acordes que registrei pela manhã, sem maiores inspirações.

Depois, em resposta ao e-mail que mandei para várias pessoas falando sobre o site novo, recebi uma resposta da Juliana Garcia, "antiga" amiga de BH, dizendo ter visto o site etc.

Eu e a Juliana fizemos uma música juntos há mais de 10 anos. É a música "Despertar", que foi gravada no ano 2000, naquele primeiro CD Viajante do Universo, e que pode ser ouvida clicando aqui.

A Juliana também comentou que estava escrevendo mais algumas coisas e mandou uma letra nova, intitulada "Verdades". Imediatamente, pensei que poderia ter a ver com a inspiração da manhã, e apesar de eu estar me sentindo bem fora de sintonia, acabou saindo essa nova música, cujo vídeo posto a seguir:



E o que há de especial? Bem, talvez nada, e espero apenas que gostem da música.

Mas especificamente para certo grupo de amigos que vem se reunindo desde 1998, mais ou menos, e para os quais a música "Despertar" quem sabe representou alguma parcela do que vivíamos em grupo, em nossos trabalhos no movimento espírita de então, penso que talvez exista, comparando-se as situações, uma proporcionalidade dessa nova música em relação ao momento atual.

O tempo passa. As coisas mudam. Mas a percepção de que há algo coletivo a ser implementado continua "importunando" muitos de nós, e o movimento de busca mútua vai se manifestando como expressão da bondade Divina, a nos colocar no encalço de situações que possam representar as melhores oportunidades de crescimento para cada um.

Ontem, o deslumbramento da descoberta, o "despertar" de um sentido. Hoje, a percepção mais madura das dificuldades, mais realista das necessidades, enfim, outras "verdades". (E, aliás, onde elas estão?)

Ainda bem que durante todo esse tempo novas e imprescindíveis personalidades vêm se juntando às nossas experiências coletivas, de modo que, enriquecidos de amigos e de experiências, conservamos a esperança de êxito na seara para a qual nos oferecemos e na qual nos mantemos erguidos tão somente porque somos, sempre, amparados por esses muitos amigos, desse e do outro plano.

Abraços a todos.

*** Em tempo: vale registrar que hoje, num lance de muita cara de pau (rs), eu mostrei essa música para os amigos do Grupo BEM, do Espírito Santo, porque imaginei que tem muito a ver com a energia deles. Será? Bom, fiz a sugestão, porque eu não poderia deixar de dizer... Mas que é cara de pau, isso é, hehehe... Contudo, é como se eu já conseguisse ouví-los tocar a música, num arranjo cheio de energia... Quem sabe?

domingo, 20 de junho de 2010

Novo site no ar!!!

Prezados amigos,

É com muita alegria que comunico a todos que já está no ar o nosso novo site!

Graças à inestimável colaboração de preciosos amigos do nosso trabalho, já está no ar uma página de cara nova e com ambiente mais amigável.

No site é possível baixar MP3 e cifras de diversas músicas, inclusive as constantes no CD Viajante do Universo, além de estarem disponíveis o nosso álbum de fotos, nossa página de vídeos, nosso Blog etc.

As novidades ficam por conta do Livro de Visitas e da Agenda online.

Visite, divirta-se e divulge!

www.viajantedouniverso.org.br

Que esse trabalho continue caminhando, desde que os amigos continuem entrando nessa sinotnia e desde que cumpramos o nosso objetivo de espalhar uma mensagem de fraternidade por meio da música.

Forte abraço a todos!

terça-feira, 15 de junho de 2010

Eventos de arte espírita pelo Brasil

Há alguns anos tenho participado de diversos eventos de arte espírita, em variadas cidades do Brasil.

Isso se soma às notícias de muitos outros eventos que sempre acontecem, e fico com a impressão de que essa movimentação tem crescido e muito.

São variados formatos. Alguns eventos contam "só" com a música; outros abrangem o teatro, a poesia, a expressão corporal etc. Alguns são mais simples, outros mais bem elaborados; uns acontecem nas próprias casas espíritas, outros são realizados em teatros ou salões.

Em regra, são capitaneados por jovens, mas contam com o apoio crescente dos dirigentes e demais frequentadores das casas espíritas.

O registro que quero fazer é sobre como é importante essa movimentação. Muitas vezes nem parece algo concatenado, mas creio que o seja, pois a fonte da qual verte essa tendência possivelmente é a dos próprios espíritos que pretendem nos ajudar na tarefa de iluminação, também por meio da arte.

Quando nos reunimos para cantar e fazer essas outras atividades artísticas, acendemos aquela chama de sentimento que nos auxilia a equilibrar nossa espiritualidade, nossos sentidos. É o que se pode chamar de formação de ambiente espiritualizante, algo tão favorecido pela força da arte.

A energia criadora que todos temos, e que cada um precisa exercitar ao seu modo, encontra, nas expressões artísticas, um veículo muito adequado para se realizar. E não deve ser outro o motivo das lágrimas e demais sentimentos bons que nos dominam quando nos entregamos a essas atividades.

Se você tiver a oportunidade, participe, promova, incentive, fomente eventos assim. Pode ser um encontro simples, que reúne os companheiros da casa espírita numa tarde pra cada um dividir um pouco dos seus talentos. Ou pode ser alguma atividade mais elaborada, com a participação de companheiros que militam em outras frentes, para enriquecer a troca de experiências. Pode ser, ainda, a simples utilização da música nas casas espíritas, antes ou depois da palestra pública, por exemplo. As iniciativas mais simples, aliás, muitas vezes são as mais tocantes.

Os frutos têm sido muitos. E eu aproveito para externar minha gratidão aos companheiros que tenho encontrado realizando algo desse tipo em diversos lugares. Para mencionar os mais recentes, cito a Apresentação do Grupo Verbos de Versos em Nova Lima, a Mostra de Arte Espírita de Cataguases, o I Sarau da Casa Espírita em Juiz de Fora, o VII Festival de Música Espírita de Bicas e o VII Unificarte, em Barra Mansa.

A impressão geral é de muita satisfação dos envolvidos, e acredito que esses eventos estão bem interligados uns aos outros, ainda que assim não pareça, e seguirão crescendo mais e mais, permitindo-nos alcançar o duplo objetivo de promover o ambiente espiritualizante por meio das melodias e divulgar as máximas do Evangelho com as mensagens e reflexões que procuramos transmitir.

Veja, no nosso álbum de fotos, registros de alguns desses eventos. Clique aqui.

terça-feira, 1 de junho de 2010

Música espírita e "pirataria"

Olá, amigos.

Semanas atrás, conversando com um amigo, veio à tona a questão da "pirataria" dos trabalhos espíritas.

Particularmente, sou totalmente a favor dessa pirataria, e por diversas razões. Vale resumir.

Primeiro, penso que se não fosse a a disponibilização pela Internet, a cópia de arquivos e CDs etc, os diversos trabalhos de música espírita seriam estanques, limitados geograficamente, pra dizer o mínimo. É que não temos mídias tradicionais, não temos a força do dinheiro, não temos capacidade de distribuição e outros meios que normalmente fazem uma música chegar nas pessoas.

Então, hoje, um trabalho musical às vezes alcança um ponto distante justamente porque alguém "pirateou" um CD.

Em segundo lugar, se nós acreditamos na mensagem que veiculamos, devemos reconhecer que toda a maneira de difundí-la é útil e bem vinda. A mensagem de bem não pertence a ninguém, e quanto mais puder se espalhar, melhor.

Sei que as produções têm um custo e que esse custo muitas vezes só é pago pela venda. Eu mesmo contabilizo, até hoje, prejuízo financeiro com o CD Viajante do Universo, e olha que eu tive ajudas importantes, como o "precinho camarada" dos que comungam da causa, a ajuda voluntária de diversos amigos e até a bilheteria de uma apresentação de Tim e Vanessa que foi doada pra ajudar nas despesas do Viajante.

Mas quem disse que seria fácil? Se pretendemos fazer alguma coisa diferente, em moldes difererentes dos esquemas viciados que o mundo tem à vontade, vamos precisar mudar esse nosso modo de agir, de pensar, de fazer.

Eis a oportunidade pra sermos diferentes.

Por isso, pra mim, não existe pirataria, e sim ferramenta de divulgação. Aliás, se não fosse a Internet, eu acredito que sequer teria gravado um CD. Não é por outra razão que todas as músicas do Viajante do Universo estão disponíveis para download em suas versões completas, como também as músicas dos CDs de Tim e Vanessa, entre outros trabalhos.

Cabe, porém, uma observação: isso não significa de maneira nenhuma uma crítica aos amigos que projetam e efetivam seus trabalhos segundo outra lógica e que não aprovam a cópia de seus trabalhos. Cada um é que sabe de suas possibilidades, dificuldades, necessidades etc. O que estou propondo aqui é apenas um modo de ver, que venho adotando porque a vida, por outro lado, tem permitido.

E, no mais, tenho colhido uma preciosa recompensa de tudo isso, de maneira inesperada, surpreendente e imerecida: é a amizade de tão diversas pessoas que se afinizam com o nosso trabalho e que me permite estar entre amigos sempre, mesmo que eu entre num recinto onde pensava não conhecer ninguém.

É que é extremamente gratificante esse convívio fraternal baseado na sintonia de propósitos.

Em tempo: outra revolução silenciosa e baseada na gratuidade que vem surgindo são as web rádios espíritas. Hoje, há espaço e jeito se fazer essas coisas, então temos aí o surgimento gradual de outra boas iniciativas que divulgam esse tipo de trabalho pra quem se interessar. Isso é muito bom.

*** OBSERVAÇÃO: prezados, estou incluindo esta observação em 07/06/2010. É que a partir de atentas observações de alguns amigos e após reler o que escrevi, queria apenas esclarecer que quando eu disse que toda a maneira de difundir o nosso trabalho é bem vinda, eu me referi àquilo o que pode ser feito legítima e legalmente, ou seja, por quem possui o direito de dispor sobre as obras.

Naturalmente, eu não quis defender a idéia de que o particular possa por si mesmo fazer esse tipo de coisa, até porque isso pode configurar crime, segundo a lei brasileira.

Caso isso não tenha ficado cristalino, espero assim deixá-lo com essa observação.