sexta-feira, 28 de janeiro de 2011

Um ser maior, Ele e o Mar da Vida... (ou Hércules, Alexandre e Allan)

Há algum tempo queria fazer esse post.

O objetivo é falar de três amigos muito queridos, que têm feito trabalhos em partes diferentes do Brasil, muito bacanas e reconhecidos. E os três têm, para mim, algumas características semelhantes: são presenças marcantes, cantam com uma energia muito leve e serena e embalam, com suas músicas, o canto de muitas casas espíritas e mocidades pelo Brasil.

O Hércules Mota é um amigo que conheci aqui na Zona da Mata mineira. Mora em Cataguases, participa de várias atividades por lá e tenho tido a oportunidade de encontrá-lo em vários eventos por aqui. Já tive até a honra de fazer uma música em parceria com ele.

Já o Alexandre Paredes é um cara cujas músicas eu comecei a conhecer e cantar há pelo menos 12 anos. Faz seu trabalho em Brasília, já gravou dois discos e seus "hits" estão espalhados também por CDs de outros amigos, como a banda Nova Luz.

E o Allan Filho, outro camarada que o convívio em Juiz de Fora e região me permitiram conhecer pessoalmente, é um sujeito que faz história com lindas músicas, deixando sua marca não só em Petrópolis, onde mora, e em todo o Rio de Janeiro, mas também no Brasil inteiro.

Ouvindo "os três" sinto a mesma leveza, embora marcada pelas peculiaridades de cada um, nos sugerindo o clima elevado e sereno por eles criado, tanto com as músicas quanto com suas presenças. Parece que suas vozes agudas se embaralham suavemente com seus violões finamente tocados, e estar num evento em que seja possível vê-los cantar e tocar é garantia de um ambiente gostoso e do qual você não quer sair!

Eles fazem parte do que eu escuto, toco e canto, e é por isso que eu faço esse registro, aproveitando pra indicar três vídeos que mostram o que andamos fazendo com as músicas deles por aí. Essas canções estão na boca de muita gente, e na minha também!

Mas, antes, uma última consideração. Com o Alexandre eu já joguei futebol em Brasília, há alguns anos. É aquele cara que recebe a bola, levanta a cabeça, toca certo, organiza o time. Com o Allan e o Hércules eu ainda não tive a oportunidade, mas espero pra breve! Contudo - será que estarei enganado? - de antemão acho que também no futebol eles vão ter características semelhantes, ou seja, dá pra vestir a camisa 10 em qualquer um dos três...

Se um dia eu conferir, eu conto. E quem sabe ainda jogo bola com os três ao mesmo tempo. Nem me importo de ir no gol! Mas se precisarem de um "beque da roça"...

É isso, amigos. Confiram, a seguir, os 3 vídeos: "Sou um ser maior", de Hércules Mota; "Ele", de Alexandre Paredes; e "Mar da Vida", de Allan Filho. E caso Allan e Hércules não conheçam o Alexandre Paredes, espero que gostem da "apresentação online".

SOU UM SER MAIOR (música de Hércules Mota):


 MAR DA VIDA (música de Allan Filho):


ELE (música de Alexandre Paredes):



domingo, 23 de janeiro de 2011

Eles... quer dizer, "Ele"

Bem...

Já tem algumas semanas que eu estava querendo gravar um vídeo da música "Ele", do nosso amigo Alexandre Paredes de Brasília, até pra utilizar numa postagem que pretendo fazer em breve.

Mas eu acabei aproveitando uma ida ontem à cidade de Bicas pra utilizar a participação do João Paulo, nosso amigo sempre presente com o violão.

Só que tudo na vida fica mais divertido quando a gente tem amigos animados e bem desinibidos.

Chegaram Marcony, Cícero e Herlon, e o vídeo filmado à noite, à meia luz, e num jardim virado pra rua (você pode ver os carros passando) ganhou também uma coreografia!

A gente se divertiu bastante... espero que todos gostem.


.

domingo, 9 de janeiro de 2011

Fala pra mim

Oi, pessoal.

Eu fiz essa música ontem (08/01/2011), mas precisava postar logo, porque ela foi meio difrente.

Na verdade eu naõ tive nenhuma inspiração específica, estava estudando e não houve nada que me estimulasse conscientemente. Mas eu senti que a energia, a vibração dela, é diferente das coisas que eu normalmente faço.

Senti algo de caterse, como se servisse para momentos em que a pessoa está triste dentro de si, precisando de um impulso pra sair daquele estado. Mais especificamente, senti como se fosse um incentivo para pessoas que têm tentado sair das drogas.

Isso é engraçado, porque eu não conversei com alguém que esteja com tal problema, não li nada a respeito, enfim, não me recordo de nenhum estímulo nesse sentido, mas a música saiu pra esse lado, e acho que isso está frisado tanto na letra quanto na própria harmonia.

As palavras "onde" e "aonde" apareceram muitas vezes, mas me parceu consentãneo com a ideia de mudança que se quer frisas, pois a pessoa sai disso e vai pra algum outro lugar.

Abraços e, a seguir, o vídeo.



.

domingo, 2 de janeiro de 2011

Recomeçando...

"(...)

Janeiro a Janeiro, renova-se o ano, oferecendo novo ciclo de trabalho.

É como se tudo estivesse a dizer: "Se quiseres, podes recomeçar".
Disse, porém, o Divino Amigo que ninguém aproveita remendo novo em pano velho.
Desse modo, desfaze-te do imprestável.
Desvencilha-te do inútil.
Esquece os enganos que te assaltaram.
Deita fora as aflições improfícuas.
Recomecemos, pois, qualquer esforço com firmeza, lembrando-nos, todavia, de que tudo volta, menos a oportunidade esquecida, que será sempre uma perda real."

Emmanuel - Palavras de Vida Eterna, lição nº 1.

Avante, 2011!