terça-feira, 13 de novembro de 2007

Eu adoro essa reflexão...

"O paradoxo conhecido como o asno de Buridan não foi originado pelo próprio Buridan. É encontrado na obra De Caelo, de Aristóteles, onde o autor pergunta como um cão diante de duas refeições igualmente tentadoras poderia racionalmente escolher entre elas.

Buridan em nenhum momento discute este problema específico mas sua relevância é que ele defende um determinismo moral pelo qual, salvo por ignorância ou impedimento, um ser humano diante de cursos alternativos de ação deve sempre escolher o maior bem. Buridan defendia que a escolha devia ser adiada até que se tivesse mais informação sobre o resultado de cada ação possível. Escritores posteriores satirizaram este ponto de vista imaginando um burro que, diante de dois montes de feno igualmente acessíveis e apetitosos, deveria deter-se enquanto pondera por uma decisão."

Um comentário:

Cris Garcia disse...

Denis,

Este é um ponto muito importante para mim, a ESCOLHA.
Trago em imediato o caso para o meu ponto de vista, considerando que cada passo, cada gesto, pensamentos, o que quer que façamos...tudo passa por esse processo, mesmo que a consideremos inconscientes, nada ocorre a esmo.

Assim em toda situação devemos olhar para dentro de nós, lembrar Jesus, e seguir Seus passos, pois ele é o Caminho, a Verdade e a Vida.

Sabemos ainda que nossa roupagem muitos nos limita, fazendo confundir o que é "bom" com o que realmente necessitamos.

Acho que sempre é válida a reflexão, e se a dúvida ou medo de agir conforme as recomendações do Mestre ainda existirem em nós, acho que a melhor escolha e esperar...
Pois se de dois caminhos um não é o certo e outro não quero seguir... me cabe então fortalecer-me a fé e a coragem no silêncio de minhas reflexões, para então seguir com Jesus.

Paz e Bem!!

Forte abraço!

Cris.