sábado, 15 de maio de 2010

Reencontro e Jônatas II

Amigos,

Como o post anterior, sobre a música Reencontro e sua composição, teve uma repercussão muito legal, vou acrescentar alguns detalhes.

O primeiro é, para aqueles que não sabem, os links de duas versões da música. A primeira é a mais original, digamos, e foi gravada no ano 2000 da forma como a Thaís comentou, após muita insistência do Jônatas pra que fizéssemos um cd com algumas músicas da mocidade. Eis o link:

 Reencontro - versão ano 2000


A segunda versão da música é a que estã no CD Viajante do Universo, lançado em 2008:

Reencontro - CD Viajante do Universo

O que ocorreu é que no ano 2000 eu e o Jônatas fizemos mais algumas músicas, entre elas Viajante do Universo. Em novembro desse mesmo ano, numa viagem que fizemos a Três Rios para uma Pós-Comemofra, o Jônatas ficou me desafiando no carro a gravar um cd que registrasse algumas das músicas que vinhamos fazendo e algumas músicas antigas que cantávamos lá no Grupo Ló.

Topei o desafio e fizemos , em dezembro, um cd que depois foi copiado manualmente, pelo próprio Jônatas. Vendemos algumas cópias no final do ano ali na mocidade e na Comemofra do ano seguinte. Foi bem despretensioso.

Mas eu não poderia imaginar como aquele trabalho seria divulgado. É que tudo foi colocado na Internet e divulgado na Comemofra, o que é como jogar num grande ventilador. E isso fez com que aquele registro se espalhasse de uma maneira muito interessante e que depois nos levou a fazer um registro mais cuidadoso das músicas em 2007, que culminou no cd lançado em 2008.

A música "Como é bom estar contigo", como eu mencionei no outro post, é uma homenagem ao Jô. Por isso, naquele pequeno comentário que existe ao final de cada música do CD Viajante do Universo, eu escrevi o seguinte texto:

"Transcorre a vida, célere, e a sensação de guardarmos junto a nós o carinho dos amigos nos reconforta, seja qual for a transitoriedade em que estacione o vínculo, segundo necessidades que Deus inequivocamente conhece. Jamais olvidaremos nós amigo tão amado e saudoso."

Reparem, então, que as letras iniciais das palavras da última frase formam, não por acaso, o nome do Jônatas.

Despeço-me postando, pra quem não conheceu nosso amigo Jô, uma foto dele, tirada na Cidade da Fraternidade:

8 comentários:

Breno disse...

Caro Dênis, é sempre um prazer falar contigo.

Vocês dois inciaram um tabalho sem precedentes para o Movimento Espírita. Desde a divulgação das nobres músicas, as mocidades espíritas avançaram na arte da boa nova, e, consequentemente, na compreensão dos valores artísticos-morais do Evangelho de Jesus e na consciência em transpor a Doutrina Espírita da formalidade para a vivência prática.

A música "Como é bom estar contigo" é a manifestação do amor verdadeiro, nos laços da amizade, da fraternidade, universal.
Desculpem-me a pessoalidade, mas a esta teve um profundo significado no meu trajeto reencarnacionista. Foi momento de reencontro com alma querida, num contexto diversificado de minha vida.


É isso, aí, é sempre bom termos as lembranças felizes, que possibilitem "ver" que
a vida continua nos dois planos - que estão em constante relação,o que possibilita a continuidade do trabalho com Jesus, pois Ele trabalha ainda hoje, assim como nosso Pai.

Obrigado pelo excelente trabalho.

Fraterno abraço

Breno

Denis Soares disse...

Oh, meu caro amigo Breno. Suas palavras são sem dúvida fruto da gentileza da sua alma, e certamente o nosso trabalho não é mais do que o quinhão afoito dos que procuram servir a Jesus e ainda se atrapalham na hora de fazerem o melhor.

Fico muiro feliz de ter participado de maneira útil de um momento tão importante, decisivo e delicado da sua vida, como sei que foi.

Obrigado pelo seu apoio e amiade.

Grande abraço!

Anônimo disse...

Oi, Denis.

Rapaz, cada vez fico mais fã de suas músicas e, principalmente, de você. Claro, e do Jônatas também.
Engraçado como esses reencontros acontecem - sinto uma grande afinidade com você, apesar de só termos conversado por e-mails.
Espero que, no evento do dia 29 que lhe falei, eu possa estar à altura de ser intérprete de tão bela música.
Só pra você saber como eu o "conheci": acho que você conheceu o Grêmio Espírita Atualpa Barbosa de Lima, carinhosamente chamado de "Atualpa". Se não me engano foi no "Nova Luz 10 anos", evento comemorativo da banda de nosso grande amigo Alexandre Lacerda, que havia vários CDs expostos, entre eles "Viajante do Universo". A atração que eu e minha esposa tivemos foi interessante, por causa do desenho que lembra "O Pequeno Príncipe". Depois, ao olhar o verso onde havia os títulos, a atração se confirmou.
Confesso que foi minha esposa que ouviu o CD inteiro e fez a maior propaganda, não só pra mim, mas todos dos nossos grupos espíritas (GASFA e Fraternidade).
E, pra terminar, imagine quem me contatou no MSN? A Camila (minha jovem, a que cantará comigo) pedindo TODAS as letras de suas músicas. Acho que foi por isso que lhe fiz aquele pedido especial, por e-mail.
Bom, fico por aqui, já está tarde...
Um graaaande abraço e nos veremos em Pedro Leopoldo.
Fique com Deus. Abraços ao Jônatas! Quer dizer, ele já sabe que estou mandando...

Do seu fã do planalto central,

Ito

Denis Soares disse...

Olá, meu caro Ito!

Quando eu morava em Brasília recebi algumas vezes o convite para estar no Atualpa. Nunca fui, proque sempre coincidia com alguma viagem à Cidade da Fraternidade ou BH.

Mas quando precisamos nos encontrar há sempr eum jeito, né? E unão estive no "10 anos de Nova Luz", mas o Alexandre Lacerda, amigo de muitos anos, fez a gentileza de ficar om alguns CDs pra venda aí em BSB. E veja como deu frutos!

É isso, meu caro. Agradeço muito pelo carinho conosco e com o nosso trabalho, e espero poder estar em breve com vcs, pois devo mesmo uma visita a Brasília.

No próximo domingo seria aniversário do Jônatas e ele certamente está recebendo o seu abraço.

Obrigado e um grande abraço pra vc e pros seus jovens!

Roney disse...

Puxa Denis, é muito legal saber sobre estas hístórias e a profundidade das letras... Achei poeticamente bem bolado as iniciais da frase resultar em jonatas.

Agora como eu falei em um email contigo algum tempo atrás, você precisa lançar outro cd... acho que vou lançar uma campanha...rs... a galera que posta aqui vai ajudar... kkkkk

os sentimentos se reciclam, outros brotam, e com o amadurecimento novas idéias surgem para transmitir novos ensinamentos tendo base a doutrina...

Não pare de compor e alegrar à todos.

Forte abraço!

Rone

Unknown disse...

amigo Denis , depois de tanta tempo que se passou do desencarne do jô, gostaria (7 anos ) de lembras nossos amigos que no dia de hoje seria seu niver, lembro me dessa data com muita saudades.

Denis Soares disse...

Bárbara! Vejam só: pra quem não sabe, a Bárbara é a filhinha que o Jônatas nos deixou. Então o nosso beijão pra ela que, aliás, precisamos reencontrar em breve, né Ana Paula?

Rone, pra um possível novo cd pelo menos eu já tenho uma música que gosto muito que é "Se espalha ao vento"!

Abraços a todos!

Unknown disse...

@migos,

Quem de vocês estará em Pedro Leopoldo, no próximo feriado?
Gostaria de vê-los todos. Tenho sentido grande simpatia por todos, principalmente pela seriedade dos trabalhos.
Eu só poderei estar na sexta à noite, pois não consegui folga, aqui na capital federal (alguém tem que trabalhar neste país, né... rrrrsss... brincadeirinha...).
Um grande abraço a todos!!!

Ito