terça-feira, 16 de novembro de 2010

João Cabete em dose dupla

É muito bom andar por aí com a música "dita" espírita (digo dita, porque sabe lá se existe essa definição).

Muitos se queixam das dificuldades de introduzir a música nas casas espíritas. Alegam obstáculos múltiplos, e quem sabe eventualmente terão razão.

Apesar disso, as coisas hoje parecem muito mais fáceis do que foram para os nossos precurssores. Tim e Vanessa, por exemplo, e às vezes mesmo sem saber, têm aberto mil portas de casas espíritas que, conhecendo seu trabalho, passam a olhar com outros olhos os jovens com seus violões.

Mas fico pensando o que seria da música que fazemos hoje nas casas espíritas sem o trabalho de João Cabete. Desde a década de 1940, salvo engano, ele veio trazendo à lume belíssimas canções que ao longo de todos esses anos tem sido, em vastíssimos casos, as desbravadoras das casas espíritas, mostrando que a formação de um ambiente adequado para nossas atividades pode ser muito favorecida pela música.

É incrível. Sua obra é vastíssima, as músicas de excelente gosto, providas de mensagens absolutamente inspiradas e coerentes com a obra do Cristo. Eu arriscaria dizer que Cabete fez para a música espírita o que o Chico fez pela literautra. Não é àtoa que ele é, e deve continuar sendo, referência de qualidade para o que se faz atualmente.

Para brindar a lembrança desse trabalhador tão dedicado, disponibilizei nou Youtube um vídeo do nosso querido amigo João Paulo Lanini, da cidade de Bicas, interpretando a música "Fim dos Tempos", de João Cabete. Aconteceu na última Mostra de Músicas Espíritas de Leopoldina, que tivemos em setembro último, evento muito gostoso.

Esse momento foi emocionante.

Veja que as pessoas não resistem e começam a cantar em coro, acompanhando o violão, além de aplaudirem efusivamente, ao final. Foi tudo muito bonito, e é por isso que convido-os a ver:



Além disso, ontem vi outro vídeo lindíssimo, também disponível no Youtube. Na edição, sobre o áudio original de Cabete vai entrando um arranjo novo, inlcuindo uma bela voz e uma suave flauta, feitos por netos do nosso menestrel da música espírita. Há ainda fotos antigas do Cabete, enfim, o vídeo é muito bonito:



Ademais, quem não conhece ou quer conhecer mais o trabalho de João Cabete tem muito do que se servir:
Clique aqui para ver uma breve biografia de João Cabete.
Clique aqui para conferir várias de suas músicas em mp3, em versões originais, por ele mesmo.
E clique aqui para baixar um songbook com as cifras de suas músicas.

De nossa parte cumpre apenas estender o nosso abraço carinhoso, fraternal e agradecido àquele que tanto fez pela doutrina e tantos corações acalmou com suas belas canções. Imaginamos que, de onde estiver, deve estar oferecendo inspiração a quantos se dediquem com afinco à divulgação do Espiritismo pela música e à pacificação do homem pelo Espiritismo.

"Vem, Senhor, com teu amor tão profundo
Iluminar consciências e fazer feliz o mundo" - João Cabete

10 comentários:

Sader Chambela disse...

Lindíssimo!!!

O João executa essa música de forma muito tocante.

Valeu grande Denis!!
e Valeu Grande João Cabete!!!!

Abraços,
Sader

Felipe Torres disse...

Grande Cabete!!

Felipe Torres disse...

Grande Cabete!!

Bel Inacio disse...

Oi Denis!!!

Você foi muito inspirado em falar do Cabete, trabalho maravilhoso feito por ele. Divulgou a Doutrina através da música que ele fazia buscando inspiração em Deus e na natureza. Não desmerecendo o trabalho de muitos irmãos autores de lindas músicas espíritas, as músicas do Cabete leva-nos a profunda reflexão da grandeza do nosso Criador.
Parabéns Denis por esta postagem!
Bjo no coração!

"A música é linguagem espiritual vinda dos planos de luz"
(João Cabete)

Unknown disse...

A Homenagem da musica Prece me emocionou muito, que voz linda, que arranjo maravilhoso! Cantamos ela em nosso Coral. Devemos muito a Cabete, essa alma sensível que bebia nas fontes mais altas das inspirações divinas!

Tonho disse...

É de muito orgulho saber que o cabete viveu quase que a vida toda aqui em São Bernardo e fez parte do Mofra =)

Aliás, se não houver nenhuma biografia dele oficial e impressa, eu topo agilizar com você uma ao longo do ano que vem, tenho contatos no Correio Fraterno e no Altino que além de fotos e editoração, nos proveriam de contatos com os familiares =)

o que acha?

abração

Roney disse...

João Cabete... será inspiração para muitos por muito tempo ainda.

Eu gosto muito.

abraços!

Roney disse...

Amigo, excelentes vídeos... me inspirou a fazer o programa desta semana sobre joão cabete.

Quem quiser ouvir, basta acessar www.radiofraternidade.com.br, o programa músicas da alma vai ao ar domingo as 17h com reprise terça 21h e sexta 18h.

Grande abraço amigo Denis, e não se esqueça, que hoje, o trabalho de auxiliar a doutrina e acalmar corações é também seu, inspirando à muitos de diversas maneiras!!!

Obrigado!!!

Ana Maria disse...

João Cabete é um exemplo. Suas músicas são geniais. Não consigo ver o vídeo com a música PRECE sem chorar.
Aproveitem para conhecer um site lindo de estudos: evangelhoplus.blogspot.com

Maurício Vilela disse...

Olá Denis, você conhece o CD de músicas do Cabete, em versão instrumental, feita pelo maetro Eloi Braga? É lindíssimo!! E uma opção ideal para casas espíritas que não apreciam músicas com letra. Abraços